terça-feira, 16 de julho de 2013

Teste para avaliar a qualidade do seu ômega 3! Preparado?


Efeitos do consumo do ômega-3 e seus benefícios para a saúde   
     Atualmente é conhecido o papel que a dieta e os alimentos apresentam sob a manutenção da saúde e na redução do risco de DCNT. Os alimentos podem apresentar compostos denominados de bioativos (não nutrientes), que por sua vez, atuam na manutenção da saúde e na redução do risco de doenças. 
    O ômega-3 é um composto bioativo presente em alimentos que contenham na sua composição gordura do tipo insaturada, como sementes em geral, abacate, peixes e oleaginosas. Esse composto é capaz de modular a expressão gênica celular influenciando de forma positiva a saúde humana.
  Observou-se que os benefícios sobre as doenças cardiovasculares são múltiplos, agindo sobre a diminuição dos triglicerídeos (TG) plasmáticos por redução da expressão de VLDL. Pode também melhorar o controle sobre a pressão arterial, melhora sobre o enchimento cardíaco e maior eficiência da contração do miocárdio com uma menor demanda de oxigênio.     

     Em estudos feitos em indivíduos obesos, observou-se uma capacidade de síntese aumentada pelo tecido adiposo de moléculas com ação pró-inflamatória (denominadas adipocitocinas ou adipocinas). A suplementação de ômega três tem sido então relacionada com a redução da resposta inflamatória e por conseguinte auxiliar do processo de emagrecimento. 
     Com tantos benefícios assim, poucas são as pessoas que ainda não fazem utilização desse composto através da suplementação. Que tal descobrir se o ômega 3 que estamos consumindo realmente é omega-3? Diversos suplementos sofrem alterações (realizadas pelos fabricantes) para redução do custo final. Portanto nossa atenção deve ser dobrada ao investir em suplementação.       A técnica é bem simples, todos nós podemos fazer em casa! Acompanhe o raciocínio. Se pensarmos que o ômega 3 esta presente em uma das fontes mais ricas que são os peixes, sendo o mais conhecido o salmão - de água fria, seria possível que um dos tipos de ácidos graxos que compõem sua estrutura congelasse? Certamente que não. O ômega 3 é um dos ácidos graxos que permite a sobrevivência do salmão e outros peixes de água fria, pois oferece uma proteção térmica altíssima. Então vamos conferir se o ômega que consumimos é "puro" - ou seja, sem adição do outros tipos de óleos.
    Coloque no freezer 1 cápsula apenas do ômega 3 utilizado, aguarde por 5 horas e retire do freezer. Caso consiga furar a cápsula com um palito de dente e perceber que o liquido interno não congelou seu ômega 3 é idêntico ao ômega que encontramos nos alimentos e na natureza! Ou seja, de boa procedência. Essa é uma técnica simples e muito confiável. 
     Dicas de nutrição não dizem respeito apenas aos alimentos que ingerimos mas também a tudo que somos expostos, seja através da alimentação, suplementação ou influencias do meio ambiente que afetam nosso equilíbrio, orgânico e celular!
   A ingestão do omega 3 antigamente representava a proporção de 14:1 de gorduras saturadas/ inflamatórias. Hoje em dia o consumo de alimentos fonte de gorduras inflamatórias e prejudiciais é realizada em proporção de 10:1 de ômega. 
Invista em suplementos de boa procedência e aumente o consumo dos alimentos fonte de ômega 3. Certamente os benefícios citados acima serão observados a longo prazo!  


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Qual seu tipo Sanguíneo?



Muitos foram contra as publicações realizadas peloDr. Peter J. D´Adamo quando abordou a relação dos alimentos que consumimos com nosso tipo sanguíneo. Hoje as pesquisas comprovam que essa relação sempre existiu. Nós que deixamos de lado. Vale a pena conferir pequenos trechos do livro que explicam os alimentos que devem ser evitados para cada biotipo sanguíneo. 

Clique no link!
http://apostilas.netsaber.com.br/apostilas/1556.dieta.do.tipo.sanguineo.pdf

Vale a pena a leitura.

domingo, 14 de julho de 2013

Força de vontade e determinação certamente mudam uma vida !


Meu nome é Maria José de Deus, tenho 48 anos, natural de São Paulo, professora e consultora empresarial.
Para o meu tratamento de redução de peso foi muito importante o acompanhamento nutricional!Tudo iniciou com a minha necessidade de emagrecer. Eu desde muito jovem pratiquei muito exercícios, porém, em 2005 necessitei passar por uma cirurgia e após este procedimento cirúrgico, acabei ganhando peso e engordando 15 quilos. As atividades de trabalho também colaboraram, pois parei de fazer atividade física regularmente.
Diante desta situação, resolvi procurar um especialista neste assunto. Agendei uma consulta com um endocrinologista que me orientou a realizar vários exames clínicos e a questão nutricional. Também, enfatizou que o emagrecimento é um processo, uma tomada de decisão do querer.
Neste período eu trabalhava em uma empresa e estava organizando um evento que necessitaria de uma palestra sobre a “importância da nutrição no ambiente de trabalho”. Após alguns contatos com profissionais da área, me indicaram dois nomes da área da nutrição: Maiara e Jowanka.
Assim, agendei uma reunião com as mesmas e fechamos os trabalhos. Foi uma experiência incrível! Os trabalhos iniciaram com a aplicação de um questionário “Avaliação Alimentar e Nutricional” para cada colaborador da empresa e em seguida, uma entrevista individual para saber mais detalhes dos “costumes alimentares” de cada um.
Durante essa fase de trabalho a amizade cresceu entre eu e elas. Eu estava contente com o médico que tinha escolhido e que tudo estava dando certo, mas, eu ainda tinha algumas dúvidas quanto a alimentação, porções que deveria comer, enfim, precisava de mais orientação nutricional.
Diante desta situação, falei com a Maiara e a Jowanka que prontamente agendaram um horário e me atenderam. Foi em um café da tarde, que eu e as duas nos sentamos para conversar. Vocês não sabem como foi especial: elas duas atentas no que eu falava sobre a minha alimentação, manias, vontades, etc.

A Maiara fazia as perguntas, questionamentos e a Jowanka escrevia, escrevia, às vezes, fazia algum questionamento, mas, logo ela estava escrevendo. Eu já estava ficando preocupada, parecia uma dissertação, eu pensava "meu Deus, o que será que ela tanto escreve?. Será que terei que cumprir tudo que estiver escrito?". Alguns momentos as duas conversavam, trocavam idéias e aí, escrevia, escrevia.
Por fim, ambas me entregaram meu programa de dieta com as quantidades de alimentos por dia! No início me assustei com tantas informações para as minhas refeições, seja no café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e por fim o jantar. Fiquei me perguntando se conseguiria cumprir com tudo. Não posso decepcionar as meninas”.
Porém, com toda a meiguice das nutricionistas e as mesmas me explicando cada detalhe escrito naqueles papéis, eu percebi que não seria um “terror” cumprir, mas me conscientizar que as recomendações deveriam ser seguidas e que tudo era para o meu bem estar, para uma melhor qualidade de vida e para minha saúde.
Eu me lembro com muito carinho algumas das recomendações que me passaram neste nosso encontro e que tento seguir sempre que possível:
- “Ler os rótulos dos produtos industrializados verificando se contém açúcar (glicose, sacarose, gordura hidrogenada, trans, etc);
- Uma das recomendações mais importantes para mim foi à questão do “fracionamento da dieta em ao mínimo 06 refeições ao dia”;
- Ter sempre na bolsa, frutas práticas (maçã, banana, pêra) ou então os biscoitos integrais, ou mesmo frutas secas.

Após seguir as recomendações consegui, com o meu médico e com a colaboração indispensável destas duas jovens nutricionistas, reduzir meu peso em 12 kilos, sim, sem sentir fome, depressão, ou coisa parecida.

Tenho comido de tudo, claro, que seguindo as porções. Também pratico hidroginástica cinco vezes por semana, e evito faltar as aulas. Tenho me sentido mais leve, voltei a usar muitas roupas que estavam guardadas porque não me serviam. Agora tenho várias opções de roupa, principalmente os meus vestidos que não “queriam entrar em mim”!

Por fim, quero deixar aqui registrado o meu MUITO obrigada para estas jovens nutricionistas que não mediram esforços para me auxiliar em minha meta para a redução de peso, ou melhor, e mais importante, aprender a reeducação alimentar. Tenho incentivado outras pessoas a fazer o mesmo!

Felicidades para MAIARA e JOWANKA em suas carreiras. Saibam que estarei sempre torcendo pelo sucesso de ambas.


Atenciosamente;
Maria José de Deus.
Paciente.

Relato de mais vida, mais saúde e muitas conquistas!

Transformação, essa é a palavra perfeita para quem buscar não só emagrecer, mas também ter uma vida mais saudável. Sou a Zi, publicitária e fotógrafa, ex junkie-food, ex sedentária (rs), tenho 24 anos e acho que na minha adolescência toda nunca me senti confortável com o meu próprio corpo, por isso iniciei diversas dietas de todos os tipos, mas sem sucesso e continuidade, claro. Por que se trata de uma mudança nada superficial, pelo contrário, uma mudança de estilo de vida e vou além, é uma mudança de pensamento.
Foi em conversa totalmente informal aqui no Rio com a Maiara, que tive esse “estalo” e muita coragem para mudar os hábitos. Essa conversa de bar sem compromisso transformou totalmente minha concepção de alimentação e abriu novos caminhos, a partir daí eu me via capaz de superar os obstáculos com prazer, sem peso e castigo, esse foi o estímulo para a mudança [vida saudável com prazer].
É claro que não foi no dia seguinte que comecei radicalmente a me alimentar de forma mais correta, não mesmo, mas nesse dia foi plantada uma sementezinha que só tendeu a crescer e transformar dia após dia, mudando meu estilo de alimentação, fazendo com que eu prestasse mais atenção em satisfazer e cuidar do meu corpo ao invés de sempre obedecer as ordens dos desejos, que na maioria das vezes não se tratava de vontade saudáveis.
A Maiara me apresentou a mudança de hábito por substituição [o ideal para mim]. Perfeito, era exatamente substituir as minhas refeições por alimentos menos calóricos. Com isso, não senti uma diferença radical, pelo contrário, estava iniciando um novo caminho e abrindo os horizontes para experimentar alimentos novos. Cereais e yogurtes nunca fizeram parte da minha alimentação e hoje em dia, não consigo imaginar a minha vida sem essas delícias. No planejamento que foi passado, vieram várias receitas "lights" e apaixonantes.
Perceba que em nenhum momento utilizei a palavra DIETA, pois esta palavrinha para mim se apresenta como um castigo, algo sacrificante. Minha transformação na forma de me alimentar tem sido muito prazerosa, tenho me alimentado de forma muito mais satisfatória, apreciando os sabores e exercitando o hábito de cozinhar [cada vez mais encantada com o hábito de cozinhar].
O preparo dos meus lanchinhos, acabou se tornando um hábito, percebo que com a vida adulta esquecemos de cuidar da gente, bom, comigo é assim e quando me vejo preparando minhas refeições, é como se eu fosse minha própria filha, exercendo o ato de amar e cuidar de mim mesmo, oferecendo o melhor e o mais saudável para mim. [É amor]
Enfim, como não se trata de uma mudança drástica nem radical, em 4 meses emagreci 9 kilos e atualmente estou pesando 61 kilos, apenas no último mês comecei a fazer academia e senti que o processo de emagrecimento acelerou assim como o meu corpo tem ganhando novas formas. Iniciei atividades como alongamento, yoga, circo e aulas de localizadas, eu prefiro essas atividades a musculação. Quero emagrecer e não ganhar tanto corpo.
Não posso negar que muitas vezes caio em tentações, mais de uma forma muito menos intensa do que antes, afinal sou uma louca e apaixonada por doces e pães, mas aí entra a substituição, fazendo com que eu consiga equilibrar o cuidado com o corpo, com os desejos alimentícios. Foi desta forma que tenho me sentido melhor, mais bonita e consequentemente mais feliz com meu corpo e saúde.
Esses desejos por "gordices" não aparecem muito, por que justamente meu pensamento mudou, então não preciso viver em conflito comigo mesmo.
O que mais indico não é só o planejamento e a reformulação alimentar com a Maiara, mas sim a conversa com ela, pois foi esse bate-papo que foi um divisor de água na minha vida: renovador e me permitiu ser mais feliz!

Antes


Depois


Que tal aproveitar mais um exemplo e dar o seu primeiro passo hoje também?
Mudanças são feitas de simples escolhas no dia-a-dia, aprenda como realizá-las!

domingo, 7 de julho de 2013

Avanço da ciência, física quântica, medicina ortomolecular e a nutrição intra-celular! O que eu tenho a ver com isso?

                                                
  Cada vez mais me surpreendo com as descobertas na área da saúde que comprovam os benefícios que milhares de nutrientes oferecem para nossa saúde.        
   No último final de semana ao participar do oitavo Congresso CONSULFARMA conhecemos um novo aparelho desenvolvido por cientistas que permite, através de emissão de ondas, diagnosticar a nutrição intracelular do exato momento em que se aplicou o teste -  a nutrição de cada célula. Jamais pensei que durante a minha prática profissional a ciência já teria chegado a um possível diagnóstico tão específico de mineralograma para a avaliação de cada paciente.
       
     Muito em breve será possível intervir de maneira muito mais específica. A nutrição poderá ser ainda mais preventiva e certeira para muitos diagnósticos clínicos e doenças que muitas vezes são irreversíveis.
    Eu e os demais colegas de trabalho, que também realizaram o exame, ficamos impressionados com a contaminação de metais tóxicos e pesados aos quais todos nós estamos expostos. Um deles, unânime, foi o alumínio. Todos com contaminação de alumínio! Qual seria a fonte da intoxicação diagnosticada em nível agressivo pelo teste?      
     Presente na maioria dos antitranspirantes para fixar seu cheiro, o alumínio não só é absorvido pela pele mas também pelo ar restante do uso do aerosol. Não só os antitranspirantes, mas todos produtos químicos com fixadores fortes, e odor prolongado no corpo, possuem alumínio na formulação.    
     Resultado? Toxicidade para o corpo, para as células, prejuízos para diversos processos catabólicos do corpo e consequentemente nossa saúde no geral. Uma dica muito simples pode nos ajudar a reduzir sim essa exposição é o velho e bom desodorante de bicarbonato de sódio. É O MAIS SEGURO QUE EXISTE. Ao modificar o pH da pele inibe o crescimento bacteriano.

    Muitos reclamam que o desodorante não é tão eficaz e potente quanto o antitranspirante quando se diz respeito ao odor final. Mas tenho certeza que quando começarmos a associar no diagnóstico clínico a toxicidade do alumínio essa conduta será modificada.
     Por que não começar hoje prevenindo essa grande fonte de intoxicação?
   Certamente todos nós colheremos benefícios, ao mostrarmos para a grande força da indústria que estamos nos importando com nossa saúde em primeiro lugar. Em diversos países da Europa essa conduta já foi adotada.
Por que não darmos o primeiro passo?