domingo, 14 de julho de 2013

Força de vontade e determinação certamente mudam uma vida !


Meu nome é Maria José de Deus, tenho 48 anos, natural de São Paulo, professora e consultora empresarial.
Para o meu tratamento de redução de peso foi muito importante o acompanhamento nutricional!Tudo iniciou com a minha necessidade de emagrecer. Eu desde muito jovem pratiquei muito exercícios, porém, em 2005 necessitei passar por uma cirurgia e após este procedimento cirúrgico, acabei ganhando peso e engordando 15 quilos. As atividades de trabalho também colaboraram, pois parei de fazer atividade física regularmente.
Diante desta situação, resolvi procurar um especialista neste assunto. Agendei uma consulta com um endocrinologista que me orientou a realizar vários exames clínicos e a questão nutricional. Também, enfatizou que o emagrecimento é um processo, uma tomada de decisão do querer.
Neste período eu trabalhava em uma empresa e estava organizando um evento que necessitaria de uma palestra sobre a “importância da nutrição no ambiente de trabalho”. Após alguns contatos com profissionais da área, me indicaram dois nomes da área da nutrição: Maiara e Jowanka.
Assim, agendei uma reunião com as mesmas e fechamos os trabalhos. Foi uma experiência incrível! Os trabalhos iniciaram com a aplicação de um questionário “Avaliação Alimentar e Nutricional” para cada colaborador da empresa e em seguida, uma entrevista individual para saber mais detalhes dos “costumes alimentares” de cada um.
Durante essa fase de trabalho a amizade cresceu entre eu e elas. Eu estava contente com o médico que tinha escolhido e que tudo estava dando certo, mas, eu ainda tinha algumas dúvidas quanto a alimentação, porções que deveria comer, enfim, precisava de mais orientação nutricional.
Diante desta situação, falei com a Maiara e a Jowanka que prontamente agendaram um horário e me atenderam. Foi em um café da tarde, que eu e as duas nos sentamos para conversar. Vocês não sabem como foi especial: elas duas atentas no que eu falava sobre a minha alimentação, manias, vontades, etc.

A Maiara fazia as perguntas, questionamentos e a Jowanka escrevia, escrevia, às vezes, fazia algum questionamento, mas, logo ela estava escrevendo. Eu já estava ficando preocupada, parecia uma dissertação, eu pensava "meu Deus, o que será que ela tanto escreve?. Será que terei que cumprir tudo que estiver escrito?". Alguns momentos as duas conversavam, trocavam idéias e aí, escrevia, escrevia.
Por fim, ambas me entregaram meu programa de dieta com as quantidades de alimentos por dia! No início me assustei com tantas informações para as minhas refeições, seja no café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e por fim o jantar. Fiquei me perguntando se conseguiria cumprir com tudo. Não posso decepcionar as meninas”.
Porém, com toda a meiguice das nutricionistas e as mesmas me explicando cada detalhe escrito naqueles papéis, eu percebi que não seria um “terror” cumprir, mas me conscientizar que as recomendações deveriam ser seguidas e que tudo era para o meu bem estar, para uma melhor qualidade de vida e para minha saúde.
Eu me lembro com muito carinho algumas das recomendações que me passaram neste nosso encontro e que tento seguir sempre que possível:
- “Ler os rótulos dos produtos industrializados verificando se contém açúcar (glicose, sacarose, gordura hidrogenada, trans, etc);
- Uma das recomendações mais importantes para mim foi à questão do “fracionamento da dieta em ao mínimo 06 refeições ao dia”;
- Ter sempre na bolsa, frutas práticas (maçã, banana, pêra) ou então os biscoitos integrais, ou mesmo frutas secas.

Após seguir as recomendações consegui, com o meu médico e com a colaboração indispensável destas duas jovens nutricionistas, reduzir meu peso em 12 kilos, sim, sem sentir fome, depressão, ou coisa parecida.

Tenho comido de tudo, claro, que seguindo as porções. Também pratico hidroginástica cinco vezes por semana, e evito faltar as aulas. Tenho me sentido mais leve, voltei a usar muitas roupas que estavam guardadas porque não me serviam. Agora tenho várias opções de roupa, principalmente os meus vestidos que não “queriam entrar em mim”!

Por fim, quero deixar aqui registrado o meu MUITO obrigada para estas jovens nutricionistas que não mediram esforços para me auxiliar em minha meta para a redução de peso, ou melhor, e mais importante, aprender a reeducação alimentar. Tenho incentivado outras pessoas a fazer o mesmo!

Felicidades para MAIARA e JOWANKA em suas carreiras. Saibam que estarei sempre torcendo pelo sucesso de ambas.


Atenciosamente;
Maria José de Deus.
Paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário