O esporão calcâneo é uma calcificação óssea provocada por uma fascite plantar, que é a inflamação de uma membrana próxima ao osso na região do calcanhar. Principalmente em atletas tanto a fascite plantar como o esporão são muito comuns, gerando dor e impedindo a melhora nos treinos.
O depósito de cálcio em diversas partes do corpo tem sido cada vez mais comum. Podemos encontrar calcificações indesejadas em articulações, artérias e diversas partes do corpo.
Qual seria então a causa?
O cálcio é muito importante para a formação de ossos, juntamente com a vitamina D. Porém para que ele "fique preso" nos ossos é preciso se unir à vitamina K. Como na dieta atual a proporção de cálcio é muito maior do que de vitamina K, o cálcio excessivo ao circular pelo sangue, incia sua deposição em diversos locais, sendo as calcificações nas extremidades comumente observadas.
Uma ingestão diária de 120 mcg de vitamina K durante um ano pode auxiliar a reverter os quadros de calcificações ao promover a reabsorção de cálcio e devolvê-lo aos ossos.
A ciência nos permite hoje compreender e diagnosticar com mais antecipação diversos desequilíbrios fisiológicos e metabólicos. A nutrição pode auxiliar no tratamento de diversas doenças. Vamos usufruir da divulgação de conhecimentos simples que podem beneficiar muitas pessoas? Divulgue para seus familiares e conhecidos que sofrem com esse grande inimigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário