segunda-feira, 8 de abril de 2013

Treinamento, Emagrecimento e a Famosa Restrição dos carboidratos!

        

 
        Atualmente a busca pelo corpo ideal ou pela perda de peso é muito observada em praticantes de diversos tipos de atividade física.  Alguns chegam a permanecer mais de 2 horas fazendo aulas seguidas de exercícios aeróbicos (jump, pump, bike, boxe, entre outras) na busca pelo tão esperado numero na balança.
          Quando perguntamos para os alunos o que comeram antes de vir para academia, se ingeriram alguma fonte de energia (carboidratos) antes ou entre os treinos, a resposta firme sempre vem acompanhada de espanto: “carboidratos? NÃO!!! Eu não como carboidratos. Estou querendo emagrecer!”.       
           E então: Mito ou Verdade? 
          Aqui vai um pequeno segredo sobre como o carboidrato pode ser seu amigo se você quer perder peso praticando atividade física. Nos exercícios de longa duração a via preferencial é a aeróbica, que utiliza oxigênio e oxida os substratos como carboidratos e gorduras para gerar energia.  Porém, na ausência do carboidrato nosso organismo utiliza as próprias proteínas para cumprir o papel de gerar energia!
           Infelizmente esse processo é acompanhado de danos às células musculares, gerando lesões, dores e o pior: redução do METABOLISMO! Isso mesmo, como consequência dessa estratégia acabamos perdendo o que de mais precioso nosso organismo se esforça para construir e manter: nossos MÚSCULOS!
            Sim, são eles que conseguem manter nosso gasto calórico aumentado mesmo em períodos de repouso, descanso. SIMPLES ASSIM: quanto maior a massa muscular do individuo, maior seu gasto calórico em repouso, e consequentemente mais eficaz sua utilização de energia - reduzindo a flutuação e variação constante do peso.
             Além da mobilização inapropriada de proteínas, nossa capacidade de mobilizar a gordura durante o exercício físico fica comprometida, o que acentua ainda mais a degradação protéica.  Para que haja estímulo para usarmos a gordura durante a atividade física o corpo necessita de uma quantidade mínima de carboidratos disponível.  A nível intracelular a célula muscular consegue transformar gordura em substrato para usar no ciclo de Krebs se tiver a mesma quantidade mínima de um derivado da glicose (carboidrato).
          Se você está em busca de perder uns quilos a mais saiba como usar os alimentos à favor do seu objetivo e não colocá-los contra você! Nas quantidades adequadas às suas necessidades nutricionais o carboidrato antes do exercício pode ajudá-lo na perda de peso! POR ISSO NÃO CORRA DELE!!!
          Lembre-se que cada organismo é especifico, e exige quantidades diferentes de cada nutriente. Por isso não tome como exemplo a mesma orientação nutricional que um amigo ou familiar recebeu. Procure um profissional da área da Nutrição, este estará apto para ajudar você a perder peso de forma saudável e sem riscos à saúde!

       ÓTIMOS TREINOS E EXCELENTES ESCOLHAS ALIMENTARES !!!

2 comentários:

  1. E quais seriam os carboidratos mais indicados para serem ingeridos antes dos treinos???

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sugiro ler esse post!
    http://nutricionistamaiara.blogspot.com.br/2013/04/desvendando-mitos-qual-o-melhor-horario.html

    Lá você encontrará explicações como

    Ø Sugestão pré-treino (1 h à 30 min. antes): pão, geléia de frutas, melado, bolos simples, barra de cereais, uva passa, banana-passa, damasco, biscoitos, suco de frutas* e frutas*.
    *Alguns autores contrapõem o consumo de frutas e sucos muito próximo aos exercícios, pois o açúcar principal é a frutose, que precisa ser metabolizada no fígado para gerar glicose (nutriente utilizado pelo músculo). Pela demora de sua conversão em energia seu consumo poderia comprometer o rendimento durante o treino.
    Atenção: as quantidades a serem determinadas para cada indivíduo nas refeições que antecedem os treinos dependerá do tipo de atividade física que realiza, intensidade, duração e o objetivo que procura (rendimento/performance, qualidade de vida ou emagrecimento).

    Qualquer dúvida escreva para o email.

    ResponderExcluir