sábado, 23 de fevereiro de 2013

E você, já cuidou do seu metabolismo hoje?

       Entende-se como metabolismo o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula.
    A energia provinda da quebra dos compostos orgânicos é o que mantém nossas funções vitais (respiração e funcionamento cardiovascular). Essa energia sempre é necessária, mesmo quando se está em repouso. Esse gasto vital é denominado de taxa de metabolismo basal. Porém isso não representa todo nosso gasto. Para identificar quantas calorias são necessárias para cada individuo em um dia, vários fatores precisam ser levados em conta:


- Peso (quanto maior for esse valor maior a necessidade calórica),
- Idade (com o avanço da idade o metabolismo tende a diminuir),
- Sexo (os homens possuem maior quantidade de massa muscular, assim o metabolismo é mais acelerado),
- Nível de atividade física


     Todos esses fatores influenciam o gasto energético do organismo.         
   Sabe-se que cada pessoa possui um gasto energético diferente e precisa de energia de formas diferentes para alcançar o objetivo necessário, seja ele emagrecimento, ganho de peso ou simplesmente a manutenção do peso atual.         
    O nutricionista é o profissional habilitado para planejar, calcular e propor uma alimentação capaz de suprir nossas necessidades diárias. Cuidando dos alimentos que fornecemos ao nosso corpo podemos retardar o processo natural que ocorre ao longo dos anos: diminuição gradual do Metabolismo.
   Portanto, cuide da sua alimentação. Ela é a chave para ter saúde e bem estar! Cada vez mais a Nutrição vem procurando aprofundar seus estudos para conhecer como o perfil genético de cada individuo pode ser modulado através dos alimentos!!!
   Converse conosco e aprenda como é possível estimular e modular seu metabolismo através dos alimentos!!






                Não deixe seu metabolismo parar você!
    Dê o primeiro passo escolhendo os alimentos certos!




Rua Lauro Linhares, 2055, sala 601, Torre Max, Trindade, Florianópolis, BR.
(48) 3025-1635 e (48) 9993-2533. Email: mahmcdl@gmail.com

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Qual a cor ideal?


     Você sabia que a cor da urina pode ser um ótimo indicativo sobre a sua ingestão de água e líquidos durante o dia? Quanta mais clara ela estiver, melhor estará sua hidratação.
     A limpidez desse líquido indica que os resíduos se encontram bem diluídos e que estão sendo constantemente removidos por uma boa quantidade de água que circula no seu corpo.


     Portanto, nunca espere sentir sede! Beba água com mais frequência durante o dia! No mínimo 2 litros diários de ÁGUA PURA!





Endereço: Rua Lauro Linhares, 2055, sala 601, Torre Max, Trindade, Florianópolis, BR.
(48)3025-1635 e (48) 9993-2533/ mahmcdl@gmail.com
 

Quantas vezes você come ao dia?


“Comer pouco faz você perder peso!”        
“ Passar fome é a única maneira de ficar em forma!”         
          Em que verdades estão baseadas essas afirmações?           
         Cada ser humano carrega impresso em seus genes uma história. Neles se fazem presente muitos mecanismos de sobrevivência criados em períodos de escassez. O que ocorre com nosso organismo é muito similar às nossas próprias economias: se em um mês estamos “apertados”, no próximo precisaremos poupar esse gasto, economizando. Nosso corpo apresenta inteligentes adaptações. Ao “observar” que seu dono vive em constante período de escassez (ingestão nutricional/calórica menor do que sua necessidade atual), poupa também o gasto energético necessário para manter suas funções vitais, diminuindo por fim o próprio METABOLISMO.  
        Esse amigo tão conhecido de todos, é regulado também através da nossa alimentação. Ingerindo alimentos, nutrientes e calorias em quantidade insuficiente, criamos o primeiro estimulo para iniciarmos nossa poupança nutricional. E para ser bem sincera, essa economia ninguém deseja! É a vilã para manter o peso ou perder tecido adiposo*.                 
       É quando começamos a armazenar muito do que ingerimos em forma de gordura, afinal o corpo nunca sabe quando irá receber alimentos em quantidades suficientes novamente. Ou seja: COMER MENOS DO QUE VOCÊ PRECISA DIMINUI SEU METABOLISMO!      


        Para prevenir que seu metabolismo desacelere, e como conseqüência venham os quilos a mais, o que você pode fazer?   
      1)  Coma, sem excessos, de três em três horas. Essa excelente sinalização fará seu corpo compreender que você o nutrirá sempre, que momentos de escassez estão longe de ocorrer, e que reservas não serão necessárias.
        2) Não se alimente em quantidades menores do que suas necessidades diárias (nutrientes/ calorias). O profissional de nutrição é habilitado para equilibrar esses valores e propor uma alimentação ideal baseada em sua composição corporal, idade e sexo. O bom funcionamento do metabolismo pode se prolongar mesmo com o passar dos anos, quando se une uma dieta diversificada (rica em nutrientes) à prática regular de atividade física.    
      3) Lanches rápidos, práticos e saudáveis podem incluir frutas, sucos naturais, oleaginosas (nozes, castanhas, avelã), frutas secas, iogurtes e cereais integrais.
       O músculo também influencia o gasto energético, já que esse tecido é metabolicamente mais ativo do que a gordura. Quanto maior a massa muscular presente no corpo, maior será o gasto calórico. Por isso não fique parado! Exercite-se.
      Então esqueça o MITO de que passar fome é a única maneira para ficar em forma ou manter seu peso atual. Aprenda como ter uma alimentação equilibrada às suas necessidades pessoais, adaptando-a no seu dia-a-dia.   


      Com a orientação nutricional o controle do peso não será mais a principal preocupação do dia, e sim uma conseqüência natural de seus hábitos alimentares!

Familiarize-se com alguns termos que aparecerão com freqüência nos textos
* Tecido adiposo = gordura 



Endereço: Rua Lauro Linhares, 2055, sala 601, Torre Max, Trindade, Florianópolis, BR.
(48) 3025-1635 e (48) 9993-2533/  mahmcdl@gmail.com

Verdade e Mito sobre a Gelatina!


      Mesmo sendo extraída do colágeno, especialmente do bovino, a gelatina é isenta de gordura, colesterol e carboidratos. Porém, não crie muitas expectativas com a gelatina que compramos no supermercado (sobremesa). Existe uma grande diferença entre essa gelatina e a vendida em lojas de produtos naturais ou de suplementos alimentares.      
      
Nesses locais vende-se o colágeno em sua forma pura (em pó, ou em cápsulas). Já a gelatina-sobremesa, que compramos no supermercado, também tem colágeno na composição, porém em quantidade muito insignificante e com alta concentração de açúcar.   

        Portanto a gelatina do supermercado não é capaz de proporcionar unhas e cabelos fortes, pele firme e articulações saudáveis. É necessário o consumo de colágeno in natura para colher seus benefícios devido à maior concentração. 



Endereço: Rua Lauro Linhares, 2055, sala 601, Torre Max, Trindade, Florianópolis, BR. (48) 3025-1635 e (48) 9993-2533 / mahmcdl@gmail.com

E eu, o que tenho a ver com a Nutrição?


                       
    A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do ser humano em diferentes fases da vida (intra-uterina, infância, adolescência, fase adulta e melhor idade), tanto em indivíduos saudáveis como em indivíduos enfermos.                                                                  
    Todos os dias nosso corpo produz diferentes substâncias (proteínas, enzimas, hormônios, etc) para que todos nossos sistemas funcionem em  harmonia (sistema imune, sistema circulatório, sistema digestivo, sistema urinário, sistema linfático e sistema nervoso).                                                                                  
    
Para formar essas diversas substâncias precisamos fornecer ao organismo nutrientes que serão a matéria prima para a formação de novos compostos.             
     Os nutrientes são essenciais para o perfeito funcionamento do organismo. Todos aqueles que não podem ser sintetizados pelo próprio organismo precisam ser obtidos de fontes externas, ou seja, através dos alimentos.


        
Porém quando nos alimentamos ingerimos proteínas, carboidratos e gorduras, e o que nosso corpo assimila são aminoácidos, monossacarídeos (glicose, frutose) e ácidos graxos. Esses três elementos são as menores porções dos macronutrientes citados anteriormente na respectiva ordem.
     Nós ingerimos alimentos e nosso corpo apresenta um processo de digestão que disponibiliza, no final desse processamento, nutrientes para serem usados como substrato para novas reações.                                                        
         
Então você, eu, todos nós temos tudo a ver com a Nutrição! Precisamos aprender a conhecer os alimentos, suas propriedades, seus benefícios para podermos fazer as escolhas certas todos os dias!
         E então, pronto para as escolhas alimentares de hoje?
       Envie suas dúvidas e curiosidades para podermos ampliar nosso aprendizado sobre Nutrição!

          Para ficar por dentro dos termos utilizados na área da Nutrição:
1)    Dentre os nutrientes orgânicos estão os carboidratos, as gorduras, as proteínas e as vitaminas. Os compostos químicos inorgânicos incluem os minerais e a água.
2) Os nutrientes que precisamos em maiores quantidades são denominados macronutrientes e os necessários em menores quantidades  micronutrientes.



Endereço: Rua Lauro Linhares, 2055, sala 601, Torre Max, Trindade, Florianópolis, BR.
(48) 3025-1635 e (48) 9993-2533 / mahmcdl@gmail.com
 

Por que é importante cuidar da sua tireóide?


    A tireóide é a principal glândula que participa do controle sobre a velocidade que nosso metabolismo funciona. Os hormônios mais conhecidos desse órgão são o T4 e T3. Quando eles chegam até nossas células participam de comandos vitais para o nosso organismo, como:




- aumento do consumo de oxigênio,
- queima de gordura (lipólise)
- síntese e degradação de proteínas
- absorção da glicose no trato gastrointestinal
- entre muitos outros! 

    Assim, as células da tireóide possuem uma necessidade maior principalmente quando se trata dos nutrientes como o iodo, o zinco, o selênio; vitaminas A, B2, B6 e B12 e o mineral ferro.
    Para que esses hormônios sejam formados e sofram o processo de conversão, todos esses nutrientes são necessários. Para estimular o bom funcionamento e controle dessa glândula é necessário conhecer as estratégias alimentares que darão suporte a esse sistema endócrino. Para isso aqui vão algumas dicas!
       Inclua no seu cardápio alimentos como:
- peixes de águas frias e pequenos (pescadinha, merluza, sardinha e outros),
- ovos
- oleaginosas (castanha do Brasil e de caju, avelã, macadâmia, nozes e amêndoas)
- algas marinhas (Kombu, Wakame, Hijiki, kelp, Agar-agar, Chlorella, Spirulina, Lithotanium)  
       Outro elemento muito importante para a glândula Tireóide é o iodo, conhecido como um elemento essencial para a formação dos hormônios. Muitos consideram o sal como sua fonte principal. Entretanto estudos e pesquisam comprovam que o cloro (em alta concentração) presente no sal compete por mesmos sítios de absorção com o iodo.                       
   Portanto o sal pode apresenta baixa biodisponibilidade quando comparado aos alimentos anteriormente citados que também apresentam iodo em sua composição.
      O excesso de peso ou a dificuldade para perdê-lo, muitas vezes está além do dilema com a balança. Fatores genéticos e hormonais podem ser também as causas do acumulo excessivo de gordura. Portanto, cuide muito bem da sua Tireóide!! Não espere os sinais e sintomas do hipotireoidismo aparecer.
    Investir em uma alimentação saudável é garantir qualidade de vida de forma ampla e completa!! E aí, vamos começar por hoje??
 

Familiarize-se com alguns termos que aparecerão com freqüência nos textos
* biodisponibilidade =
 a velocidade e a extensão de absorção de um nutriente a partir de sua curva de concentração/tempo na circulação.



Rua Lauro Linhares, 2055, sala 601, Torre Max, Trindade, Florianópolis, BR.
(48) 3025-1635 e (48) 9993-2533   mahmcdl@gmail.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Prova de corrida: como me preparar?



Boa noite corredores!
Como estão os preparativos para a prova de corrida a ser realizada em breve??
Semana que antecede a prova vale recordar alguns cuidados que precisamos ter a mais no plano alimentar! Por isso aqui vão algumas dicas importantes para o seu preparo!

HIDRATAÇÃO
- Hidrata-se de maneira adequada antes dos treinos: 500 ml 2 horas antes de iniciar o exercício físico!
- Pese-se antes e depois dos treinos quando os mesmos ultrapassarem  1 hora. O peso perdido deve ser reposto na forma de isotônicos (caseiro ou do tipo “pronto”)


ALIMENTAÇÃO
- Evite o consumo de alimentos fritos ou com gordura aparente (carnes, acompanhamentos, vegetais à milanesa), massas e demais acompanhamentos com molhos gordurosos e elaborados. Toda refeição excessiva em quantidades ou alimentos de digestão muito lenta, inibe a manifestação do apetite a cada 3 em 3 horas e prejudica a qualidade dos treinos.
- Aumente a ingestão de alimentos que são conhecidos como boas fontes antioxidantes! Eles podem ajudar os processos metabólicos para a geração de energia durante os treinos e ainda contribuir com a recuperação muscular! Alguns exemplos são: melancia, maracujá, limão, couve, laranja, abacate, semente de linhaça, aveia, castanha do pará e demais oleaginosas, brócolis, couve flor, rúcula, agrião, temperos verdes, açafrão, orégano, manjericão, repolho roxo, inhame, batata doce, entre outros!
- Para utilizar esses alimentos você pode preparar uma boa salada com proteínas no pós treino ou fazer sucos, com a união de vegetais e frutas!


Publicaremos em breve novas dicas para o dia que antecede o dia da prova!





Bons treinos e boas escolhas alimentares!!!









Rua Lauro Linhares, 2055, sala 601, Torre Max, Trindade, Florianópolis, BR.
(48) 3025-1635 e (48) 9993-2533.
Email: mahmcdl@gmail.com